LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 28 de abril de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DAS BONECAS...



BONECA (DO ESPANHOL "MUÑECA") É UM DOS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS E MAIS POPULARES EM TODO O MUNDO. REPRODUZ AS FORMAS HUMANAS, PREDOMINANTEMENTE A FEMININA E A INFANTIL, E MUITAS VEZES É CONSIDERADA COMO UM BRINQUEDO QUE PREPARA PARA A MATERNIDADE. AS BONECAS PODEM SER CONFECCIONADAS COM DIFERENTES MATERIAIS, ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO DOS MESMOS E AS NOVAS TECNOLOGIAS.
EM MUITAS CULTURAS, ELA É UM BRINQUEDO ASSOCIADO ÀS MENINAS, NO ENTANTO, EXISTEM VERSÕES DE BONECOS DIRECIONADOS AOS MENINOS, GUARDANDO AMBOS, COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA A SUA CARACTERIZAÇÃO, AS FORMAS QUE LEMBRAM A HUMANA, OU HUMANIZADA.
AS BONECAS, E SUAS VARIANTES MASCULINAS, DIFERENCIAM-SE DE OUTROS TIPOS DE BONECOS QUE REPRESENTAM OUTRAS FORMAS DE VIDA, COMO ANIMAIS DO MUNDO REAL, DO MUNDO DA FANTASIA DA LITERATURA DO CINEMA OU DO IMAGINÁRIO POPULAR.
EMBORA NÃO SEJAM CONHECIDAS BONECAS DATADAS DA PRÉ - HISTÓRIA PROVAVELMENTE PORQUE SERIAM FEITAS EM MADEIRA OU EM COURO, MATERIAIS PERECÍVEIS, NA CIVILIZAÇÃO BABILÔNICA, CONHECE-SE UMA BONECA COM BRAÇOS ARTICULADOS FEITA EM ALABASTRO E TAMBÉM EM TÚMULOS DE CRIANÇAS DO ANTIGO EGITO, DATÁVEIS DO PERÍODO SITUADO ENTRE 3000 E 2000 A.C., ONDE FORAM ENCONTRADAS BONECAS DE MADEIRA COM UMA FORMA QUE SE ASSEMELHA A UMA ESPÁTULA, POSSUINDO UMA CABELEIRA FARTA, SENDO OS CABELOS FEITOS DE FIOS DE CABELO, PROVAVELMENTE BANHADOS NA ARGILA. TAMBÉM SE CONHECEM BONECAS MAIS SOFISTICADAS, COM BRAÇOS E PERNAS ARTICULADAS E COM ROUPAS.
OS ESTUDIOSOS DIVIDEM-SE QUANTO A QUE SENTIDO ATRIBUIR À PRESENÇA DESTES OBJECTOS NOS TÚMULOS; PARA ALGUNS SERVIRIAM PARA QUE A CRIANÇA BRINCASSE COM ELES NO MUNDO DO ALÉM, ENQUANTO QUE OUTROS AUTORES ARGUMENTAM QUE ESTES OBJECTOS TERIAM UM CARÁCTER MÁGICO, TENDO SIDO ALI COLOCADOS PARA TRABALHAREM PARA O DEFUNTO NA OUTRA VIDA (UMA FUNÇÃO SEMELHANTE À DAS ESTÁTUAS UCHEBTI DOS ADULTOS). NA LOCALIDADE DE KAHUN FOI ENCONTRADO AQUILO QUE SE JULGA SER UM ATELIER DE CRIAÇÃO DE BONECAS.
A PRÁTICA DE COLOCAR BONECAS NOS TÚMULOS DAS CRIANÇAS TAMBÉM EXISTIU NA GRÉCIA E ROMA ANTIGAS. NA GRÉCIA ANTIGA, FAZIA PARTE DOS RITUAIS QUE ANTECEDIAM O CASAMENTO A ENTREGA POR PARTE DA NOIVA À DEUSA ÁRTEMIS DAS SUAS BONECAS E DE OUTROS BRINQUEDOS, SIMBOLIZANDO O FIM DA INFÂNCIA. PRÁTICA SEMELHANTE EXISTIA EM ROMA.
A CRIAÇÃO DE BONECAS COM OBJECTIVOS COMERCIAIS ESTRUTUROU-SE NA ALEMANHA DO SÉCULO XV NAS LOCALIDADES DE NUREMBERGA,  AUGSBURGO E SONNEBURG ONDE NASCERAM OS DOCHENMACHER (FABRICADORES DE BONECAS). FOI TAMBÉM NA ALEMANHA QUE SE CRIARAM AS CASAS DE BONECAS.
PARIS, NA MESMA ÉPOCA QUE NA ALEMANHA, TAMBÉM SE COMEÇOU A AFIRMAR COMO CENTRO DE FABRICAÇÃO DE BONECAS. NESTA ÉPOCA, ELAS REPRODUZIAM O ASPECTO DAS MULHERES LOCAIS E OS MATERIAIS EMPREGUES ERAM A TERRACOTA, A MADEIRA E O ALABASTRO.
NO SÉCULO XVII APARECERAM NA HOLANDA BONECAS COM OLHOS DE VIDRO E BONECAS COM PERUCAS FEITAS DE CABELO HUMANO.
A ÉPOCA DE MAIOR ESPLENDOR NA FABRICAÇÃO DE BONECAS ACONTECEU DO SÉCULO XIX ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX. NAQUELE TEMPO, AS BONECAS ERAM FEITAS PRINCIPALMENTE PARA OS ADULTOS, POIS REPRODUZIAM FIELMENTE AS FIGURAS DA CORTE E DA SOCIEDADE. AS PEÇAS ERAM GERALMENTE FEITAS DE MADEIRA, COM ROSTO DE PORCELANA E VESTIDAS COM TRAJES DE ÉPOCA. COMO ERAM UM PRODUTO VOLTADO ÀS CLASSES MAIS ABASTADAS, NÃO TARDARAM A SURGIR ROUPINHAS FEITAS POR GRANDES COSTUREIROS E PESSOAS INTERESSADAS NA FABRICAÇÃO ARTESANAL.
EM FINAIS DO SÉCULO XIX, THOMAS EDISON CRIOU A IDEIA DE UMA BONECA FALANTE, QUE SERIA APROVEITADA POR VÁRIOS FABRICANTES PARA CRIAR BONECAS QUE RECITAVAM ORAÇÕES OU CANTAVAM.
COM O ADVENTO DO CINEMA E DESENVOLVIMENTO DO DESENHO ANIMADO BEM COMO COM A POPULARIZAÇÃO DA TELEVISÃO, NO SÉCULO XX, PESSOAS E PERSONAGENS PASSARAM QUASE QUE OBRIGATORIAMENTE A TER SEUS EQUIVALENTES EM FORMA DE BONECA.

4 comentários:

  1. Gam, to muito feliz, e a responsavel por isso, é vc! (kk).
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Dona, adorei o selinho, muito obrigada! Vc já postou sua opinião sobre o objeto perto da palavra SINGER? Mais uma chance se advinhar, de ganhar. bjoas

    ResponderExcluir
  3. Olá Dona Gam! Que interessante a história da origem das bonecas! Parabéns pelo post! Gam dolls é cultura pura!
    E por falar em Gam dolls, seu selinho-presente já está lá no Feliz Arte esperando por vc, viu? Espero que goste, foi feito de todo coração, amiga!
    Minha filha e eu desejamos a ti uma semana muito feliz. Fique com Deus!

    Bjos.

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Maravilha esse artigo sobre a história e criação das bonecas. Vou levá-lo para a sala de aula(ensino médio) pois tenho certeza que renderá frutos para a Feira de Conhecimentos da escola.Obrigada por se dispor a restaurar minhas bonecas, tô pensando com carinho nessa possibilidade. A gente combina depois, ok? Abraço!

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE!! COMENTE MEUS TRABALHOS! GRATA!!